sexta-feira, 23 de agosto de 2013


“METANOIA”
Estado Alterado para entrar no Reino
Lucas 5:32

Esboço do Sermão de
 25/08/2013

         A linguagem popular atribui ao estado alterado de consciência pelo uso de drogas, o nome de “nóia”. Interessantemente, esta é apontada como uma obra da carne, “feitiçaria”, do grego pharmakeia = “manipulação de substâncias para alterar o estado de consciência”. Assim, literalmente os usuários de drogas, ou “nóias”, não entrarão no Reino de Deus (Gl 5:19-21). Mas há um outro tipo de “nóia” que se configura como a única forma de entrar no Reino de Deus, a METANOIA, palavra grega para ARREPENDIMENTO. “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.” (Mt 4:17).

Verdades sobre o arrependimento:
·        O ARREPENDIMENTO PRECEDE O PERDÃO (Lc 17:3)
...se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.
O perdão é uma jóia muito preciosa para ser doada gratuitamente à impenitentes e obstinados. Tanto o perdão de Deus à nós, quanto o nosso perdão ao próximo, é condicional à genuína mudança de mentalidade. (Mc 11:25-26; II Co 13:2; Jo 20:23)

·        O ARREPENDIMENTO PRODUZ ALEGRIA NO CÉU (Lc 15:7)
Digo que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende...
Na dimensão espiritual da glória de Deus, entre os anjos, há literalmente festa quando um pecador muda de mentalidade.

·        O ARREPENDIMENTO TRÁS A PRESENÇA DE DEUS (At 3:19)
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.
A mudança de mentalidade (arrependimento) é seguida de mudança de direção (conversão), e somente isto pode apagar nossas práticas maldosas e atrair a presença manifesta de Cristo às nossas vidas; o pecado sempre será algo que nos afasta de Deus e de sua comunhão. (Sl 66:18; Is 59:1-3; Jo 9:31)

·        O ARREPENDIMENTO É A VONTADE DEUS PARA TODOS (II Pe 3:9)
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
O arrependimento é uma provisão divina para todo ser humano que queira, mas nem todos têm disposição para mudança de mentalidade, pois a “matéria prima” (a pregação) que produz arrependimento é humanamente insana para alguns. (I Co 1:21)

O que o arrependimento não é:
·        NÃO É REMORSO
·        NÃO É SENTIMENTO DE CULPA
·        NÃO É DOR NA CONSCIÊNCIA
Obs.: Todos estes aspectos da tristeza são passivos, e, quando são causados pela ação do Espírito de Deus, podem anteceder o verdadeiro arrependimento que é ativo. “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” (II Co 7:10).

O arrependimento é uma transformação mental, ou mudança de mentalidade. Em suma, “metanoia”, de meta = “depois”, e noeo = “pensar”. É uma decisão que resulta de uma mudança de idéia, que, sucessivamente leva à mudança de objetivo e ação. (Strong 3340).

Arrependimento consiste em...

1-    O RETORNO À MENTALIDADE ORIGINAL (Rm 12:2)
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O prefixo “re” de renovação não indica algo novo, mas o retorno a um estado anterior. Esta mentalidade original é a mente de Adão, o primeiro homem, antes da Queda; isto é arrependimento: restituição da mente original como Deus criou. (Gn 1:26-27)

2-    A CAPACIDADE DE SELECIONAR PENSAMENTOS (Fl 4:8)
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisto pensai.
O homem impenitente não tem o poder de gerir seus pensamentos, mas é escravo deles (Ef 2:2-3), mas o arrependimento nos capacita a desenvolver excelência mental através de seletividade de pensamentos. (Cl 3:2)

3-    APTIDÃO PARA RECEBER ‘A’ NOVA MENTALIDADE (I Co 2:16)
Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
O arrependimento é a renúncia da mentalidade corrompida do 1º Adão, e a recepção da mente divina do último Adão, Jesus Cristo. (I Co 15:45)

4-    CAIR NA REALIDADE SOBRE SEU ESTADO (Lc 15:17)
E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome.
Arrepender-se é “cair na real”, ou seja, compreender a decadência do atual estado, e tudo o que se está perdendo em função desta decadência.

                   Conclusão
         Vida eterna vida abundante somente é possível através desta alteração do estado mental. É ARREPENDIMENTO. É METANOIA.

Enéas Ribeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário